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Gatilhos Mentais

Gatilhos Mentais

Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais
O poder das palavras que dobram o seu faturamento

A utilização da psicologia é um fator essencial na maioria das estratégias de marketing.


Gatilhos MentaisOs chamados gatilhos mentais, quando aplicados da maneira correta, são capazes de ajudar no engajamento dos consumidores, motivando-os a agir. Em outras palavras, podem atuar como incentivadores em uma decisão de compra.

A utilização da psicologia é um fator essencial na maioria das estratégias de marketing. Isso porque todas as decisões, desde as mais simples às mais complexas, são tomadas primeiro no inconsciente.

Listamos abaixo os principais mecanismos utilizados em marketing que poderão ser úteis ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira!

Gatilho Mental: Segurança

SegurançaAo oferecer um produto ou serviço, é fundamental demonstrar-se confiante e seguro em relação àquilo que está vendendo. Esse gatilho diz respeito tanto à segurança transmitida pela sua loja quanto à sensação que o produto causa no consumidor.

Exemplos de aplicação:

  • — “Resultados em uma semana ou devolvemos o seu dinheiro”.
  • — “99% de clientes satisfeitos”.

Gatilho Mental: Escassez

UrgenciaSabe aquele papo de que “é preciso perder para dar valor”? Acredite ou não, mas essa lógica funciona para os negócios. As pessoas tendem a valorizar aquilo que é escasso e há uma explicação: o inconsciente costuma associar que quanto mais difícil for para adquirir um produto, mais raro e valioso ele é.

Exemplos de aplicação:

  • — “Apenas uma unidade restante em estoque”.
  • — “Vagas limitadas”.
  • — “Frete grátis para os 20 primeiros compradores”.

Gatilho Mental: UrgênciaEscassez

Muito parecido com o da Escassez, porém está relacionado ao fator temporal, pois o produto ou serviço oferecidos possuem um prazo limite para serem adquiridos. É agora ou nunca! Depois desse período, o consumidor perde a oportunidade de obter o item ou de aproveitar um desconto, por exemplo. É um gatilho muito efetivo, pois diante dessa situação, tendemos a agir o mais rápido possível.

Exemplos de aplicação:

  • — “Contagem regressiva para comprar”.
  • — “Só neste fim de semana”.
  • — “Última chance”.

Gatilho Mental: Prova Social

Prova Social

Por pertencermos a uma sociedade, querendo ou não, o inconsciente tende a seguir a maioria. Seres humanos sentem necessidade de pertencer a grupos que os identifiquem como indivíduos, dessa forma, a Prova Social é um gatilho poderoso.

Exemplos de aplicação:

  • — Depoimentos de clientes satisfeitos e pesquisas de satisfação.
  • — Opiniões e imagens de pessoas influentes que utilizam o produto.
  • — Quantidade de unidades vendidas.

Gatilho Mental: Reciprocidade

Reciprocidade

“Gentileza gera gentileza”. Concorda? Seu inconsciente também. O ser humano tem uma tendência natural a querer retribuir algo que lhe agrega valor de alguma forma.

Portanto, se você pratica algum gesto que seu cliente entenda ser de coração, ele se sentirá grato e retribuirá de alguma forma, seja compartilhando uma publicação, seja cadastrando o e-mail na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos.

Exemplos de aplicação:

  • — Amostras grátis.
  • — Brindes.

Gatilho Mental: Antecipação

Antecipação

Ao assistir a um trailer empolgante de um filme que será lançado em breve, bate uma ansiedade pela estreia, certo? Assim funciona o gatilho da Antecipação.

Ele diz respeito às expectativas em relação a algo que está por vir e, portanto, é muito poderoso, uma vez que o futuro é algo incerto e o ser humano se sente confortável quando as perspectivas são positivas. Estimular a novidade, antecipando informações sobre um lançamento é mais um modo de conquistar a atenção do público.

Exemplos de aplicação:

  • — Planeje a apresentação do produto e comece a fazer publicidade, estimulando a curiosidade do público sobre o que está por vir.

Gatilho Mental: Razão (Por que)

Razão (por que)

Mesmo que as decisões sejam tomadas primeiramente no inconsciente, a mente tende a procurar sempre por razões que justifiquem as ações. Quando encontramos essas motivações, acreditamos estar fazendo o certo.

Exemplos de aplicação:

  • — Apresente os motivos pelos quais deveriam comprar seu produto/serviço.
  • — Quando usar os gatilhos de urgência e escassez, explique o motivo do prazo ou da oportunidade ser única.

Os gatilhos mentais são poderosas ferramentas de convencimento, portanto devem ser utilizados com ética e responsabilidade. Se você não entrega ao público aquilo que promete e os utiliza apenas para benefício próprio, você não estará persuadindo as pessoas, mas manipulando-as.

Lembre-se: A persuasão é a capacidade de entender o que o seu público pensa e deseja, se comportando de forma que os seus objetivos se alinhem a esses desejos e vice-versa.

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Paulo Abreu

Jornalista, Administrador e Psicólogo
Escritor|Palestrante|Educador|Tutor
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